Segundo dados recentes coletados pela Confederação Nacional da Indústria, 80% das empresas brasileiras terceirizam ao menos um de seus setores, dedicando até 18% do seu orçamento a isso.
Fora daqui, 82% das maiores empresas do mundo, com sedes na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, confiam algum de seus setores às terceirizadas, de acordo com consultoria da Bain&Company.
Trata-se, aparentemente, de um fenômeno que não permite contestações. É visivelmente positivo para aqueles que o adotam e que percebem seus resultados transformadores.
No entanto, a terceirização é, ainda, um estigma para muitos dos empreendedores, que incutem sobre o tipo de serviço uma percepção negativa. E inadequada.
E se o ramo em questão é tão complexo, minucioso, amplo e competitivo quanto o da logística interna, o “buraco” fica ainda mais “embaixo”. A desconfiança impera, assim como os equívocos. Por isso, comecemos do começo.
Entendendo a terceirização
A terceirização, também conhecida como outsourcing, é o processo de contratação de serviços ou recursos de uma organização externa para a realização de atividades específicas que anteriormente eram realizadas pela própria empresa contratante.
Essas atividades podem ser várias, desde funções relacionadas à produção e logística, até atendimento ao cliente. A terceirização é frequentemente adotada para aumentar a eficiência e permitir que a empresa se concentre em suas competências primordiais.
Precisamente na área de logística, a terceirização tende a absorver demandas operacionais de armazenagem, distribuição, transporte, estoque e pedidos.
Desvendando mitos com verdades
Apesar dos benefícios claros de adotar a terceirização como estratégia, principalmente para o ramo de intralogística, um determinado movimento tem chamado a atenção: empresas surgem no contrafluxo da tendência, absorvendo demandas que, até então, ficavam sob responsabilidade de uma terceira empresa especializada.
A motivação para tanto é acreditar que os resultados serão mais recompensadores. E é aqui que uma série de mitos se estabelece. Portanto, é preciso de muita informação de quem sabe do assunto para desvendá-los com verdades sólidas.
O primeiro deles, como tudo, começa no “bolso”.
“Terceirizar é mais caro”
Em verdade, terceirizar a logística interna pode resultar numa importante redução dos custos operacionais, já que a empresa que contrata este serviço não necessariamente precisa seguir investindo em infraestrutura, equipamentos, treinamento de equipes ou até mesmo em gestão. Toda operação pode ser inteiramente absorvida pela organização contratada, o que elimina das “costas” do cliente a responsabilidade de seguir arcando com tais questões.
“O serviço será de menor qualidade”
É importante frisar que, independente de não estar sendo realizado pela própria empresa, o serviço terceirizado prestado é, também, um serviço especializado e, portanto, qualificado. Logo, a queda na qualidade é uma falácia.
“Vou possuir menos controle sobre o serviço”
Mais uma dentre as principais preocupações ao considerar-se uma terceirização é a perda de controle sobre as atividades a serem terceirizadas. Muitas empresas apresentam um desconforto com a ideia de confiarem a terceiros tarefas críticas do seu negócio. No entanto, serviços especializados são, também, serviços personalizados, sob demanda, exatamente de acordo com aquilo que o contratante deseja ou precisa. Ou seja, há controle total das decisões por parte do contratante, que dita e exige que o serviço seja realizado sob medida para a sua empresa.
“Terei problemas na comunicação”
A comunicação entre a empresa contratante e o provedor de serviços terceirizado nem sempre é perfeita. Entretanto, estes famosos “ruídos” não são exclusividade do serviço terceirizado, muito menos da terceirização de operações intralogísticas. A depender da empresa contratada, um plano de ações claro, direcionado e objetivo, proposto em conjunto por ela e pela contratante, podem solucionar quaisquer tipos de problemas no relacionamento.
E por que terceirizar com a Célere?
Um grande diferencial dos serviços terceirizados prestados pela Célere é que eles são exclusivamente especializados em operações de logística interna. Este verdadeiro foco sobre a intralogística nos permite entender e propor soluções cada vez mais completas e estratégicas, com larga abrangência de funções, em diferentes níveis operacionais e de gerenciamento, incluindo consultorias e treinamentos.
É, na verdade, uma garantia de que o serviço recebido será pensado com cuidado e especificidade para o exato momento e necessidade da sua empresa.
Como já abordado no artigo Intralogística como vantagem competitiva, confiar suas operações à Célere é estar à frente dos demais, num ramo que é tão complexo quanto disputado. E afirmamos isso com convicção, pois exemplos de bons e duradouros resultados são o que não nos faltam.
Para conhecer mais da Célere, de nossos cases de sucesso ou de tudo o que podemos fazer para transformar a logística interna do seu negócio, confira nosso site oficial, siga as nossas redes sociais ou entre diretamente em contato com um de nossos especialistas!